sexta-feira, 9 de março de 2012

TRANSIÇÃO ALIMENTAR (ALMOÇO)

A alimentação complementar, como o nome diz, é para complementar o leite materno não para substituí-lo. Assim, a introdução das refeições não devem substituir as mamadas.
No início, a quantidade de alimentos que a criança ingere é pequena e a mãe pode oferecer o peito após a refeição com os alimentos complementares. Há crianças que se adaptam facilmente às novas etapas e aceitam muito bem os novos alimentos. Outras precisam de mais tempo, não devendo esse fato ser motivo de ansiedade e angústia para as mães.
A introdução de alimentos sólidos é um momento de socialização do bebê porque começa a comer à mesa e é o primeiro passo para a sua independência ao começar a aprender a comer sozinho e a sujar tudo ao seu redor. A introdução de novos alimentos deverá ser orientada pelo médico de família ou pediatra.
Os pais pensam como é que um bebê tão pequeno consegue comer com uma colher e mastigar. O organismo desenvolve-se para o bebê conseguir engolir e digerir alimentos sólidos. Nesta idade já estão aptos para a nova etapa e experimentar sabores e texturas diferentes.
A administração de alimentos sólidos antes dos 4 meses é prejudicial para o bebé porque ainda não há maturação do sistema digestivo e renal. Dessa forma é importante lembrar que a amamentação deve ter caráter exclusivo até os seis meses. Os novos alimentos devem ser introduzidos um de cada vez e com o intervalo mínimo de três dias, para poder verificar alguma alergia e para o bebê se acostumar ao novo sabor.
A introdução de alimentos sólidos varia entre os 4 e 6 meses devido o bebê ser capaz de segurar a cabeça e de se sentar com alguma ajuda. Já começa a mastigar e a usar a língua para introduzir alimentos na boca.
Cada mês experimentamos novidades diante ao desenvolvimento do nosso filho, pois a cada consulta observamos o crescimento psicomotor que é excelente. Como já sabíamos, o médico indicou que era o momento de introduzir o almoço. Primeiro em forma de sopinha (batatinha, cenoura, chuchu, carne, caldo de feijão), passada na peneira grossa. Estou cozinhando para ele, e a primeira sopinha ficou uma delícia. Ele passou a almoçar no dia 07/03. Comeu tudo!!! Estava delicioso. 

Víctor almoçando!





Nenhum comentário:

Postar um comentário