sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRANSIÇÃO ALIMENTAR (LANCHES)

Na consulta do sexto mês de Víctor estavamos anciosos para conversar com o Dr. Márcio sobre a tão temida e esperada fase da transição alimentar ou experimentação de novos alimentos.
Sabemos que quando o bebê chega aos seis meses, após esse delicioso período de amamentação exclusiva, começa o período chamado de transição alimentar. É a hora de introduzir novos alimentos.
Ao conversarmos com o pediatra de Víctor, ele nos orientou que a transição alimentar deveria ser gradual e de forma lenta. Os novos alimentos não deveria substituir o leite materno, nem os números de mamadas. 
Para o novo cardápio de Víctor foi orientado que deveriamos iniciar pelo suco de frutas por volta das 9:00h (laranja mimo, melão, beterraba) e papinha de frutas por volta das 15:00h (banana leite, maçã, pera, goiaba, mamão papaia). 
A transição alimentar do nosso filho foi iniciada no dia seguinte a consulta (04/02). Iniciei com 40ml de suco de laranja, mas ele tomou apenas 10ml e fazia aquela carinha de quem não estava gostando. Após 5 tentativas, mudei para o melão ele passou a tomar 15ml diário. Hoje (24/02), voltei para a laranja mimo e ele tomou 30ml. Foi um avanço. Quanto a papinha de frutas, iniciei pela banana, também foi muito difícil. Passei para o mamão e ele adorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário