quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CÃES E BEBÊS

Algumas pessoas acreditam que cães e bebês não deveriam conviver. Uma parte dessas pessoas chega até mesmo a se desfazer de seus cães: algumas vezes abandonando-os nas ruas. Não raro vemos cães vivendo isolados em um quintal, canil ou até mesmo uma minúscula área de serviço, quando antes tinham acesso à toda a casa e aos membros da família. Em casos assim, com certeza o cão ficará enciumado, já que tudo mudou depois da chegada do bebê.
No nosso caso decidimos, ou fomos intimados a adotar Nina em novembro de 2010 e engravidei em dezembro. Não ficamos preocupados quanto a chegada do bebê e a permanência de nossa cadela. Ela era filhote e aos 4 meses destruiu todas as plantas do nosso jardim, cavou muitos túneis, destruiu chinelos, roupas, lençóis .... tudo que encontrava pela frente.










Dessa forma, assim que se descobre que a família vai receber um novo membro, é necessário ter a certeza que daí a alguns meses, tudo está pronto para receber o novo bebê. No que diz respeito ao cão não é necessário encontrar-lhe uma nova casa, mas sim iniciar ou reforçar o treino de obediência básica.

- O cão deve ver o dono como líder e cabe ao dono ditar ao cão o que este pode ou não fazer. Se o cão obedecer ao dono, torna-se mais fácil controlar as suas reações. O cão deve obedecer sem resistência aos comandos “deita”, “senta” e “fica” e vir também quando é chamado.

- Outro aspecto importante a treinar com o cão é a recepção que este faz aos donos. O cão não deve saltar para os receber, pois vai passar a ser comum entrarem com o bebê em casa. 






- Para tentar dar algum realismo ao treino do cão, pode ensaiar as tarefas diárias que vai ter com o bebê em frente ao cão, por exemplo, passear com algo no colo de um lado para o outro ou embalar um boneco.

- Lembre-se que o treino deve ser feito com base no reforço positivo, isto é, recompensar o cão sempre que ele obedecer aos comandos. Se persistentemente castigar o cão, ele acaba por associar o bebê a castigos e assim comprometer a relação entre os dois.




Nenhum comentário:

Postar um comentário