sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ESTIMULANDO O BEBÊ A COMER SOZINHO


Todos os bebês precisam de estímulos para desenvolver-se fisicamente emocionalmente e intelectualmente. Estimular é nada mais que atos de carinho e amor, pois cria laços afetivos mais fortes e deixa os bebês mais seguros e confiantes. Depois de aprender a andar, ligar TV, brincar sozinho, descer da nossa cama... É hora de aprender a comer sozinho.
Comer sozinha é uma conquista importante para a criança, e não só do ponto de vista do desenvolvimento da sua capacidade manual. Comer pela própria mão é o começo da autonomia, da independência, da sua afirmação como pessoa. E é um prazer. Infelizmente, a maioria dos pais nega este prazer a seus filhos. Se a criança é reprimida, não tem liberdade, e se insistem em dar comida na sua boca, os pais estão tirando também o prazer e a aventura de comer.
Quando a criança demonstra interesse e vontade de comer sozinha, deve ser incentivada e não ser reprimida. E se quer comer com as mãos, que coma, porque isso dá a ela muito prazer. Podemos, gradativamente, ir desencorajando a criança de comer com as mãos, educando-a e fazendo com que ela entenda que certas coisas podem e até devem ser comidas com o uso das mãos, mas que os talheres foram criados para não sujarmos as mãos.
Víctor começou a querer comer sozinho... É muita sujeira! Mas ele já consegue colocar uma colherada na boca. No mais... Ele brinca muito, por isso adotei a estratégia de dar a comidinha fora do cadeirão e só quando está no final é que coloco ele junto conosco para ele tentar comer e se divertir.


Víctor comendo o seu lanche da tarde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário