sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA DE 2 ANOS E DOIS MESES

Até os 2 anos, o cérebro da criança está totalmente formado. Suas habilidades são muitas: chuta uma bola sem perder o equilíbrio, corre mas não consegue parar de repente, anda de costas, sobe e desce escada segurando o corrimão, anda em linha reta, na ponta dos pés e dirige o velocípede em círculos.
Sua linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança já tem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala umas 50. Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contato diário. Mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar, especialmente com outras crianças.

Constrói frases com 2 ou 3 palavras, inclusive frases negativas e interrogativas, usa verbos e pronomes.Quando fala de si, usa a terceira pessoa: “nenê faz bagunça”, “nenê quer bola”. Já sabe muito bem o que significa “meu” e emprega essa palavrinha a todo instante, especialmente quando um amiguinho tenta pegar seu brinquedo. Isso mostra a sua noção de propriedade das coisas e seu ciúme, que é uma característica bem marcante nessa fase.

Víctor brincando no quintal!





Víctor escolhendo seus vídeos.