sexta-feira, 27 de abril de 2012

DOAÇÃO DE LEITE HUMANO


O aleitamento materno é o melhor alimento que uma criança recebe quando bebê, pois foi projetado para satisfazer a sua necessidade. Ele satisfaz os aspectos: Nutricionais, Vínculo, Estimulação e Imunidade, onde nenhum outro alimento consegue substituí-lo. O aleitamento materno é essencial durante pelo menos o primeiro ano de vida da criança porque é um alimento totalmente completo com todos os nutrientes que o lactente necessita nos primeiros meses de vida, os nutrientes contidos no leite materno são adequados para a maturidade da função renal, intestinal, crescimento, maturação do cérebro e as transformações que o corpo sofre durante o passar do tempo, a forma química do ferro e do zinco é a forma ideal para o melhor aproveitamento do bebê, o leite contém um tipo de carboidrato que é necessário a formação da flora intestinal protetora e inibe o desenvolvimento dos germes e parasitas intestinais, crianças que foram amamentadas com o leite materno possuem menos riscos de adquirir doenças como: eczemas, cólicas, otite, bacteremia, meningite, diarréia, infecção respiratória entre outros.
Segundo o pediatra de Víctor “a criança que mama nunca adoece”. É muito bom saber disso, pois Víctor até o momento nunca sentiu nada! É simplesmente maravilhoso cuidar de um bebê que pode-se conhecer todas as suas necessidades e sem nenhuma preocupação.
Sobre a doação de leite materno pode-se dizer que é um ato de amor e de solidariedade. Assim, muitas mães com excesso de leite praticam um ato de amor e solidariedade doando parte dele aos bancos de leite. O líquido serve de alimento para crianças prematuras ou aquelas que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno. Também é usado pelas mães com pouco leite.
O processo de extração do leite materno é simples. Primeiro é importante higienizar as mãos com água e sabão. Já as mamas devem ser lavadas somente com água. O leite é retirado manualmente ou com o auxílio da bomba elétrica
Os frascos de vidros são fornecidos pelo próprio banco, pois estão esterilizados. Os postos também oferecem materiais de higiene para a coleta em casa.
Após ser coletado, o leite é pasteurizado, o que dá a garantia de deixá-lo armazenado por até seis meses. Além disso, o líquido passa por exames microbiológicos e bacteriológicos antes de ser liberado para o consumo. Todo o leite recolhido é oferecido aos bebês prematuros ou recém-nascidos de baixo peso que ainda não sugam, recém-nascidos com infecções, portadores de deficiência imunológica, portadores de alergia a proteínas e outros casos.
Optei em doar o leite materno em fevereiro de 2012 e costumo doar 300ml/semana. Mas posso doar mais!!!!!!!. Costumo tirar o leite por expressão manual e congelá-lo imediatamente, tiro aos poucos até completar o frasco. Sempre quando preciso sair sozinha tiro leite para o bebê e para doação. Ele não aceita o leite de fórmula (Nestogeno, Nan).

Consigo retirar cerca de  120ml/coleta, mas só coleto uma vez por dia!!!



 

Para saber onde doar clique: http://www.fiocruz.br/redeblh.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE UM BEBÊ DE OITO MESES


O bebê de 8 meses já reconhece o seu nome quando é chamado e algumas outras palavrinhas repetidas constantemente pelas pessoas que convivem com ele. Sua linguagem continua evoluindo e ele não para de balbuciar sílabas e testar sua voz e os sons que produz, dando diferentes entonações.
Sua capacidade de brincar é grande e ele participa ativamente das brincadeiras propostas, trocando sinais com os adultos e demonstrando diferentes reações às provocações. Nessa fase, ela começa a imitar gestos.
Outra característica do bebê de 8 meses é que ele quer morder tudo, até as pessoas, mas como uma forma de carinho, para experimentar. Também aprende a usar as mãos de todas as maneiras.

Quando descobre como agarrar em objetos, o bebê de 8 meses poderá passar horas entretido a passar os brinquedos de uma mão para a outra ou encaixando objetos. O bebê também poderá começar a associar palavras a objetos. Poderá estabelecer a etapa da aprendizagem com livros simples, jogos e brinquedos que apresentam palavras e sons ao bebê.
Nesta idade, o bebê pode iniciar a engatinhar para a frente e para trás, por vezes segurando um objeto.
Ele agora pode  ligar dois comportamentos em seqüência.
Está  desenvolvendo pequenas capacidades motoras, tais como a técnica de pinça (agarrar pequenos objetos com a ponta do indicador e do polegar).
Consegue lembrar-se de coisas que aconteceram recentemente.
Sabe que os brinquedos não desaparecem quando estão escondidos.
Começa a investigar o mundo à sua volta. 
Víctor adora atirar os brinquedos ao chão e depois fica procurando onde caiu!



Olha só ele brincando!!





Víctor segurando o copo para beber a água!






TRANSIÇÃO ALIMENTAR (JANTAR)


A alimentação do bebê com 8 meses é ligeiramente diferente do mês anterior e já incorpora vários tipos de alimentos . Decidimos que não queremos que o nosso filho tome mamadeira (mingau), ele deve iniciar uma rotina de alimentação parecida com a nossa, para que possa ser uma criança saudável e feliz. Temos sempre muito cuidado com a preparação dos alimentos devido ao risco de contaminação cruzada, além do uso e da limpeza dos utensílios usados pelo nosso filho.
Na consulta realizada com o pediatra de Víctor, ele liberou o jantar! E que venha o tão esperado jantar (mais comidinha para preparar)!!!
O jantar deve ser bem nutritivo e bem variado, além de saboroso.

Ele adorou a sopinha!!! Que foi especialmente elaborada com cenoura, chuchu, batatinha e macarrão “cabelo de anjo”. O macarrão é para o bebê comer inteiro (essa massa é leve, fina e firme).



Olha só a carinha de Víctor depois do jantar! Ficou muito satisfeito.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

OITAVO MÊS

Está lindo, forte, sapeca, inteligente e com muita saúde!
Seu peso é de 7.840 g
Sua estatura é de 66 cm
E o perímetro cefálico é de 45 cm.
 
E as recomendações continuam.......
 
  • Banho de sol diário!
  • Suplementação de ferro!
 
Víctor é muito feliz!
 

 Víctor chamando Diiii  !!!!!!!!!!



  Diiii  respondendo!



 

domingo, 1 de abril de 2012

OS BENEFÍCIOS DA CONVIVÊNCIA DE BEBÊS COM ANIMAIS


Crianças que convivem com cães e gatos são menos propensas a desenvolver alergias aos animais mais tarde na vida, mas somente se o animal está sob o mesmo teto, enquanto a criança ainda é um bebê. Segundo pesquisas realizadas, a exposição precoce a alérgenos de animais domésticos de estimação e bactérias relacionadas fortalece o sistema imunológico, o corpo habitua aos alérgenos, e ajuda a criança a construir uma imunidade natural.
O nosso gato nunca foi na rua, desde que adotamos que mora exclusivamente dentro de casa e pouquíssimas vezes vai ao quintal. Assim, ele desde o primeiro momento tem contato com Víctor e sempre está por perto. Nunca houve nenhum problema... Mas estamos de olho para garantir a segurança do nosso filho.
Deixar o bebê interagir desde cedo com os animais de estimação, é uma forma de educar e preparar o pequeno para que mais tarde ele possa respeitar e cuidar desse integrante familiar tão querido.
Um dos maiores e inesperados benefícios em se ter um animal de estimação, é que ajudam os membros das famílias a ficarem mais próximos entre si e com mais força familiar.


 Papai e Víctor tentando acariciar Dinho!





Víctor se divertindo com Nina!