sábado, 25 de fevereiro de 2012

VÍDEO DO NASCIMENTO DE VÍCTOR



 Recuperamos esse vídeo que mostra o nascimento de Víctor. Foi tudo muito rápido e o único equipamento disponível era o celular. 
O bebê estava com os batimentos diminuídos (130 bpm), tinha que nascer pois eu estava sem líquido amniótico. Nasceu 30 minutos depois que recebi a notícia !!!! Não tive medo. Não deu tempo de pensar em nada!!!











sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE UM BEBÊ DE SEIS MESES

Aos seis meses o bebê usa as mãos para descobrir o mundo. Quer pegar, alcançar, amassar, apertar. Bate com os objetos no chão e na beira da cama para fazer barulho e começa a se interessar realmente pelos seus brinquedos. Sua percepção já está evoluída a ponto de conseguir encontrar um objeto escondido se tiver uma parte visível.
Se o bebê estiver entretido com um brinquedo e alguém tentar tirá-lo de suas mãozinhas, terá dificuldades. Ele usa movimentos do corpo e aperta com mais força o objeto para não entregar. Esse é um claro sinal da inteligência do bebê.
O bebê pode ficar bastante tempo entretido com seus brinquedos e, se estiver apoiado, consegue sentar. Mas os pais precisam ficar sempre atentos. Aos 6 meses os bebês são rápidos, jogam o corpo, rolam e os tombos podem acontecer a qualquer hora.
Seu equilíbrio e coordenação motora já estão bem evoluídos e ele é capaz de se virar para um lado, para o outro, para frente e para trás.
A linguagem continua se desenvolvendo e agora o bebê balbucia para os brinquedos, usa consoantes e vogais diversas, resmunga e gargareja. Também consegue usar tonalidades diferentes para demonstrar raiva, alegria, dúvida, desapontamento.
Nessa fase o bebê já distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Seu comportamento social pode ser percebido no reconhecimento de pessoas da família.

Víctor sentadinho sem apoio!! Ele já brinca bastante.





 

TRANSIÇÃO ALIMENTAR (LANCHES)

Na consulta do sexto mês de Víctor estavamos anciosos para conversar com o Dr. Márcio sobre a tão temida e esperada fase da transição alimentar ou experimentação de novos alimentos.
Sabemos que quando o bebê chega aos seis meses, após esse delicioso período de amamentação exclusiva, começa o período chamado de transição alimentar. É a hora de introduzir novos alimentos.
Ao conversarmos com o pediatra de Víctor, ele nos orientou que a transição alimentar deveria ser gradual e de forma lenta. Os novos alimentos não deveria substituir o leite materno, nem os números de mamadas. 
Para o novo cardápio de Víctor foi orientado que deveriamos iniciar pelo suco de frutas por volta das 9:00h (laranja mimo, melão, beterraba) e papinha de frutas por volta das 15:00h (banana leite, maçã, pera, goiaba, mamão papaia). 
A transição alimentar do nosso filho foi iniciada no dia seguinte a consulta (04/02). Iniciei com 40ml de suco de laranja, mas ele tomou apenas 10ml e fazia aquela carinha de quem não estava gostando. Após 5 tentativas, mudei para o melão ele passou a tomar 15ml diário. Hoje (24/02), voltei para a laranja mimo e ele tomou 30ml. Foi um avanço. Quanto a papinha de frutas, iniciei pela banana, também foi muito difícil. Passei para o mamão e ele adorou.

SEXTO MÊS


 O nosso pequeno príncipe está maravilhoso!!! Com muita saúde.

Seu peso é de 7.060 g
Sua estatura é de 62,5 cm
E o perímetro cefálico é de 43 cm.

Está simplesmente lindo!!!







No sexto mês, a velocidade do crescimento diminui, e, durante os seis meses seguintes, verifica-se um aumento de peso que varia entre os 90 a 150g por semana e o comprimento aumenta 1,25 cm por mês. A dentição pode iniciar-se com a erupção dos dois incisivos centrais inferiores. Este começa a mastigar e a morder.


Víctor mordendo a mãozinha!












quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CÃES E BEBÊS

Algumas pessoas acreditam que cães e bebês não deveriam conviver. Uma parte dessas pessoas chega até mesmo a se desfazer de seus cães: algumas vezes abandonando-os nas ruas. Não raro vemos cães vivendo isolados em um quintal, canil ou até mesmo uma minúscula área de serviço, quando antes tinham acesso à toda a casa e aos membros da família. Em casos assim, com certeza o cão ficará enciumado, já que tudo mudou depois da chegada do bebê.
No nosso caso decidimos, ou fomos intimados a adotar Nina em novembro de 2010 e engravidei em dezembro. Não ficamos preocupados quanto a chegada do bebê e a permanência de nossa cadela. Ela era filhote e aos 4 meses destruiu todas as plantas do nosso jardim, cavou muitos túneis, destruiu chinelos, roupas, lençóis .... tudo que encontrava pela frente.










Dessa forma, assim que se descobre que a família vai receber um novo membro, é necessário ter a certeza que daí a alguns meses, tudo está pronto para receber o novo bebê. No que diz respeito ao cão não é necessário encontrar-lhe uma nova casa, mas sim iniciar ou reforçar o treino de obediência básica.

- O cão deve ver o dono como líder e cabe ao dono ditar ao cão o que este pode ou não fazer. Se o cão obedecer ao dono, torna-se mais fácil controlar as suas reações. O cão deve obedecer sem resistência aos comandos “deita”, “senta” e “fica” e vir também quando é chamado.

- Outro aspecto importante a treinar com o cão é a recepção que este faz aos donos. O cão não deve saltar para os receber, pois vai passar a ser comum entrarem com o bebê em casa. 






- Para tentar dar algum realismo ao treino do cão, pode ensaiar as tarefas diárias que vai ter com o bebê em frente ao cão, por exemplo, passear com algo no colo de um lado para o outro ou embalar um boneco.

- Lembre-se que o treino deve ser feito com base no reforço positivo, isto é, recompensar o cão sempre que ele obedecer aos comandos. Se persistentemente castigar o cão, ele acaba por associar o bebê a castigos e assim comprometer a relação entre os dois.